quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Notas Finais

Nota_Blog | Nota_FINAL

7,00 | 7,34 Adilson Jr
6,50 | 7,10 Yuri Menezes

5,00 | 7,30 Diego Armando
7,50 | 7,96 Felipe Vieria
6,00 | 7,49 Roberto Pizzi

5,00 | 6,73* Humberto Varjao
5,50 | 7,04* Marcel Andrade

* será aplicada redução de 1,5 pontos por falta de apresentação injustificada


Quaisquer dúvidas, procurem-me para esclarecimentos..

Bons caminhos,

R

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Arquitetura SAAS

Grande Help, falando de arquitetura. Um serviço novo que surgiu na web que utiliza a arquitetura SAAS.

Para mais informações, sobre a arquitetura SAAS recomendo a todo a leitura da revista da microsoft sobre o tema. Segue o link abaixo.

sábado, 14 de novembro de 2009

Estudos de Caso - Grupo sobre Tecnologia

Entre a apresentação e o artigo, existe a alteração de dois estudos de caso. O sobre RFID, da cadeia de suprimentos, foi substituído pelo caso do estádio Dolphin, e no caso de BI, foi substituído o da controladoria pelo da Suzuki. No entanto para os que se interessaram pelos estudos de casos retirados do artigo, segue abaixo os links para que vocês possam entendê-los melhor.

Cadeia de suprimentos no varejo com recursos RFID

Um estudo de caso envolvendo Business Intelligence como instrumento de apoio à controladoria

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

MItos do eCommerce

bom pessoal, muita gente ainda tem receio de fazer compras na internet, e alguns empresários também preferem manter sua loja física a se envolver com essa coisa de internet! =P

algumas questões como:

Dá muito trabalho e é arriscado vender com cartões de crédito.

Preciso investir muito em tecnologia, servidores, infra-estrutura...

Publicidade online é muito cara

são respondidas nesse artigo.

domingo, 8 de novembro de 2009

Artigo sobre organizações digitais.

Artigo finalizado sobre organizações digitais.

Manuscrito Final 2204 08112009

Apresentação final

Slides da apresentação final sobre organizações digitais.

Organizaes Digitais Ppt

ERP para celular

Em um dos posts do Felipe, encontrei um comentário sobre um sistema chamado Sybrain, ele é um framework opensource para desenvolvimento de ERPs para celular com acesso WAP.

- Administração e desenvolvimento
- Comercial
- Empresas
- Controle de Estoque
- Pedido de Venda
- Financeiro
- Bancos
- Razão
- Fluxo de Caixa
- Contas a Pagar/Receber

Site Fonte

Estacionamento guiado por SMS

Para a galera que está estudando m-commerce, segue mais uma matéria retirada do site da Info.

Curitiba terá estacionamento guiado por SMS

SÃO PAULO – O projeto de lei que visa implantar o uso do EstaR (Estacionamento Regulamentado) eletrônico por celular foi sancionado pelo prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), e pode chegar à cidade ainda este ano.

Por meio de um sistema tecnológico, o motorista será avisado pelo telefone que o horário de estacionamento está para vencer e, usando o próprio celular, consegue digitar um código para renovar o EstaR por mais uma hora.
Leia mais...

sábado, 7 de novembro de 2009

Tatuagem que transmite BlueTooth

Já pensou em ter uma tatuagem que interage com dispositivos eletrônicos via Bluetooth? Muito futurista? Pois saiba que isso existe.

Apresentada na competição Greener Gadget Design, realizada em Nova York, que mostra inovações de todos os tipos, a tatuagem de interface digital permite mostrar vídeo ou imagem na pele do tatuado.

Como possui comunicador Bluetooth, a “tatuagem” consegue interagir com telefones celulares. Dá até para atender a uma chamada usando o dispositivo implantado no corpo. E quando a ligação acaba, o display pode ser desligado.

A tatuagem mede 2 por 4 polegadas (praticamente 5×10cm) e é inserida por meio de uma microcirurgia. Ela é colocada entre o músculo e a pele, sendo que dois microtubos são ligados a uma artéria e uma veia para permitir que o sangue chegue a uma célula de combustível, que converte oxigênio e glicose em eletricidade. O sangue depois retorna à veia.

A interface é do tipo touchscreen e tem microesferas combinadas para formar os desenhos (um processo semelhante a de uma tatuagem real, já que a pele humana é cheia de poros).

Já que funciona através do fluxo sanguíneo, o dispositivo fica ligado o tempo todo. Quem quiser desligar o dispositivo só precisa clicar no botão encontrado na interface touchscreen. Apesar de inovadora, ainda não há previsão de comercialização deste tipo de tatuagem.

epocanegocios.globo.com


bom pessoal, se tratanto de comércio eletrênico, mobile commerce e derivados, eu consigo imaginar uma infinidade de utilidades pra essa "tecnologia".

Percepções do futuro pela Intel

Compartilhando mais informação com vocês, segue abaixo o link do site da Intel, onde ela disponibiliza "visões do futuro" sobre a saúde, meio ambiente, moradia, comunicações, entretenimento e transporte.
Este é um bom observatório para que possamos vislumbrar o futuro e abrir nossas mentes para os novos conceitos que estão surgindo.

Intel - Apaixonados pelo futuro => http://www.intel.com/pt_br/tomorrow

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Dicas de 11 softwares gratuitos para gestão corporativa

Estava olhando meus feeds RSS, especificamente o do BrLinux, e achei um link interessante o suficiente para compartilhá-lo com vocês.


Dicas de 11 softwares gratuitos para gestão corporativa

Empresas com menos recursos para investir em softwares proprietários contam com opções abertas de CRM, ERP, BPM, colaboração e gerenciamento de conteúdo.

Para verem a matéria completa, cliquem aqui.

A maior empresa B2C do Brasil

Você sabia que a companhia Bussiness to World http://www.b2winc.com/ é a atual proprietária das lojas online:
Americanas.com,
Submarino,
Shoptime,
Ingresso.com,
B2W viagens,
Submarino Finance,
e a BlockBuster online

Formando assim a maior empresa B2C do Brasil.
Os mesmos investidores são donos das lojas Americanas e Ambev.

E para aqueles que investem em ações, seus papéis são negociados na Bovespa com o nome "BTOW3".


Fontes: 1 2

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Integração entre SOA e sistemas ERP

Muito tem se falado sobre a arquitetura "SOA" (Service-Oriented Architecture) e WebServices, mas afinal, o que é "SOA" e o que esta arquitetura pode ser útil para os ERPs?


Para facilitar a explicação e os exemplos, vamos expor o seguinte cenário real:

  • Em um sistema ERP totalmente baseado na arquitetura SOA, é utilizada uma camada de WebServices para efetuar qualquer transação com o banco de dados.
  • Quando um cliente precisa ser inserido, em vez de o ERP inserir diretamente no banco de dados este cliente, ele aciona um WebService que faz todas as validações das regras de negócio que a empresa possui e, em seguida, insere o cliente no banco de dados, retornando para o ERP o resultado da execução.
  • Assim, quem fez todas as validações e a comunicação com o banco de dados foi o WebService e não o ERP diretamente.
Mas afinal, qual a vantagem dessa camada de WebServices?

É importante entender que um WebService é um padrão aberto de comunicação entre sistemas de tecnologias diferentes, e os WebServices são implantados sobre um padrão de comunicação XML.
A primeira vantagem é que a inclusão deste cliente poderia ter sido feita por qualquer outro sistema da empresa e não somente pelo ERP.

Outra vantagem é que este outro aplicativo que a empresa possui para fazer a inclusão de clientes poderia ser escrito em qualquer linguagem com capacidade de acionar WebServices (atualmente, quase todas as linguagens modernas são compatíveis). E o mais importante é que as regras de negócio da empresa continuam sendo validadas pelo WebService, evitando que inconsistências ocorram, bem como, reduzindo o desenvolvimento de validações que estes outros aplicativos precisariam fazer.

Esta aplicação poderia ser, por exemplo, o próprio site de sua empresa, que precisa inserir no ERP os clientes que visitaram seu site e pediram para receber a newsletter periódica. Neste exemplo, seu site pode estar hospedado em um provedor fora do Brasil, enquanto o ERP está instalado em sua Matriz em São Paulo. Esta "conversa" entre seu site e o WebService que insere o cliente no ERP será transparente, pois WebServices foram feitos para funcionarem pela Internet de forma segura, ágil e multi-plataforma.

No segmento de automação de indústrias é muito comum precisarmos que sensores, balanças eletrônicas e robôs se comuniquem com o ERP para reportarem pesos, números de lote, números de série e mudança de status no fluxo de produção. Isso torna-se muito fácil de implementar quando o ERP é baseado na arquitetura SOA (que utiliza WebServices), pois vários "mini-aplicativos" precisam ser desenvolvidos em linguagens de programação diversas, para compreender os sinais eletrônicos dessas balanças, sensores e robôs, e todos precisam informar ao ERP estas informações. Como os webservices usam o padrão XML (que é aberto), isto se torna muito mais simples, rápido, seguro e íntegro.


Texto Original

White Papers, marketing entre empresas

O que são White Papers?
O termo white paper não possui uma definição precisa.É derivado da política governamental, vem do termo white book, que é uma publicação oficial de um governo, e por isso respeitada. Hoje em dia significa um documento escrito por um expert respeitado.

Um white paper pode ser descrito como um documento sob uma abordagem técnica e de negócios, que pode: apresentar um desafio, propor uma soluções para um problema a ser solucionado, apresentar um novo conceito ou descrever como executar uma tarefa técnica.Eles são escritos baseados em fatos e conteem informações de valor, opiniões de experts e lógica aceita. A maioria possui de 6 a 12 páginas. Servem como material de marketing para criar uma imagem positiva, educar, persuadir e influenciar clientes em potencial a adotar uma determinada solução (produto/serviço), traduzindo os benefícios de seus recursos, em vantagens competitivas.Eles ajudam os compradores a tomar uma decisão e a justificar suas escolhas.

É uma ferramenta de marketing que penetra nas defesas das organizações como poucas, evitando as barreiras anti-marketing, porque são buscadas e trazidas pelos tomadores de decisão.

A TechTarget publicou seu relatório de consumo de mídia intitulado Media Consumption Benchmark Report, contendo uma análise detalhada do que eles chamam de "white papers" como ferramenta de marketing.Os resltados devem ser examinados dentro do segmento de tecnoogia da informação.

Qual é a opinião dos clientes a respeito dos "white papers"?

É a ferramenta preferida para avaliar uma solução:

  • white paper – 59%
  • newsletters – 51,8%
  • teste grátis – 46,2%
  • literatura sobre o produto – 40,7%
  • artigos – 38%
  • webcasts – 47,7%
  • estudo de casos – 25,7%
  • podcasts – 9,3%
  • feiras e exposições virtuais – 8,4%
Compradores lêem muitos white papers
52% lêem 5 ou mais white papers num período de 3 meses.
Os compradores consomem white papers mais do que qualquer tipo de mídia.

Os dois maiores desapontamentos com white papers:
Os que são muito focados na utilização de um determinado produto ou os que são muito longos.

A fonte de informação mais efetiva para clientes:
80,5% dos clientes acham que eles são efetivos no processo de decisão de compras, mais do que qualquer outra ferramenta.

A ferramenta preferida para criar consciência a consideração entre os compradores:
47,6% dos compradores usam white papers para se educar, e 35,7% o utilizam quando consideram uma solução.Estes resultados estão acima de qualquer outra forma de marketing.

Os white papers são o material mais enviados para amigos e colegas:
41,6% dos compradores encaminham-os para amigos e colegas.


Fonte

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Agenda das avaliações FINAIS

SEMINÁRIOS FINAIS

13/OUT - apresentação FINAL: equipe 1 (todos participam)
15/OUT - apresentação FINAL: equipe 2 (todos participam)
20/OUT - apresentação FINAL: equipe 3 (todos participam)

- quem faltar, além de desrespeitar os colegas, será computada a ausência destas e doutras aulas..


ENTREGA MANUSCRITO FINAL

27/OUT - avaliacao manuscritos: somente equipe 1
29/OUT - avaliacao manuscritos: somente equipe 2
03/NOV - avaliacao manuscritos: somente equipes 3


PROVA ESCRITA

26/NOV - prova com todo o conteúdo das aulas e seminários


Bons ventos,

R

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Enquete sobre serviços e tecnologias utilizadas pelos alunos do DCOMP

http://spreadsheets.google.com/viewform?hl=en&formkey=dHRNZ1ZNTXpyUUVBb3hxU2FYSnRMU1E6MA
Currently reading 'Manual de ferramentas da Web 2.0 para professores' (e tb para alunos :) http://ping.fm/0CpvS

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Arquitetura orientada a serviços

Em computação, arquitetura orientada para serviços (SOA) fornece um conjunto de princípios que regem os conceitos utilizados durante as fases de desenvolvimento de sistemas e integração. Essa arquitetura empacotará funcionalidades como serviços interoperáveis: funções fornecidas como um serviço estão disponíveis para serem utilizados em sistemas criados por outras organizações. Um sistema implementado usando a teoria contida aqui é chamado de implementação de SOA. É uma tentativa de desenvolver uma outra forma de aplicativos para troca de dados. Este texto busca apresentar SOA, no entanto, esta é puramente conjectural. Foi publicado, em sua maior parte, por esses produtos e prestação de serviços SOA. As declarações abaixo falam da conjecturada Arquitetura Orientada a Serviços, mas fala mais sobre as idéias em que se baseiam do que na aplicação efetiva. A execução específica ou os requisitos para a aplicação como um substituto para qualquer configuração atual de sistemas empresariais não é discutido.

domingo, 30 de agosto de 2009

Gestão do Conhecimento

Este texto foi retirado do trabalho "A Utilização da Web 2.0 como um Diferencial Competitivo nas Organizações - Estudo de Caso Aplicado ao SENAI-SE" realizado como avaliação da matéria de Gestão de Informação do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Sergipe. Este tem como objetivo ser um trecho introdutório sobre a Gestão do Conhecimento, sendo a base para que possamos falar sobre as tecnologias que estão presente neste tipo de Sistema de Informação.

Gestão do Conhecimento

Para Terra (2005) Gestão do Conhecimento (GC) significa organizar as principais políticas, processos e ferramentas gerenciais e tecnológicas à luz de uma melhor compreensão dos processos de geração, identificação, validação, disseminação, compartilhamento e uso dos conhecimentos estratégicos para gerar resultados (econômicos) para empresa e benefícios para os colaboradores.
Na organização encontra-se dois tipos de conhecimento: o explícito e o tácito. O primeiro, é aquele que pode ser, ou está, registrado, através de manuais, normas, etc., sendo assim facilmente encontrado e armazenado. Já o tácito é aquele que se dá a partir das interações dos indivíduos que constituem a organização, por meio de troca de experiências, ideais, emoções, etc. Zabot e Silva (2002).
A relação entre o conhecimento tácito e o explícito resulta em quatro modos de conversão do conhecimento: socialização, externalização, combinação e internalização (figura 1), que representam os mecanismos através dos quais o conhecimento individual é articulado e amplificado na organização. Tenório (2007).


Figura 1. Processo cíclico de conversão do conhecimento.

Referências

Tenório, Fernando Guilherme. (2007) “Tecnologia da Informação transformando as organizações e o trabalho”, Rio de Janeiro, Editora FGV, p. 128-132.

Terra, José Cláudio. (2005) “Definindo Gestão do Conhecimento”, http://www.terraforum.com.br/sites/terraforum/Biblioteca/Forms/DispForm.aspx?ID=72, acessado em 03/12/2008.

Zabot, João Batista M. e Silva, L. C. Mello da. (2002) “Gestão do Conhecimento: Aprendizagem e Tecnologia Construindo a Inteligência Coletiva”, São Paulo, Editora Atlas.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

XML Encryption

XML Encryption, também conhecida como XML-Enc, é uma especificação, governada por uma recomendação W3C, que define como encriptar os conteúdos de um elemento XML.
Apesar de XML Encryption poder ser usada para encriptar qualquer tipo de dados, ela é no entanto conhecida como "XML Encryption" porque um elemento XML (tanto um elemento EncryptedData ou EncryptedKey) contém ou se refere ao texto cifrado informação de chave, e algoritmos.
Ambos XML Signature e XML Encryption usam o elemento KeyInfo, que aparece como o filho de um elemento SignedInfo, EncryptedData, ou EncryptedKey e provê informação para um destinatário sobre qual material de chave para ser usado na validação de uma assinatura ou decriptar dado encriptado.
O elemento KeyInfo é opcional: ele pode ser anexado à mensagem, ou ser entregue através de um canal seguro.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Início das atividades do grupo Respeito Tecnológico

Olá a todos!

Como vocês sabem, ficamos responsáveis pela parte de tecnologia nesta grande pesquisa sobre os sistemas de informação. E então, o que seria tecnologia?
Buscando a etimologia da palavra tecnologia descobrimos que ela é derivada do grego tékhne - "arte, indústria, habilidade" e de logos - "argumento, discussão, razão", nos levando a entendê-la, segundo Ponce [2004], como um conjunto de conhecimentos, argumentos, razões em torno de uma arte, de um fazer determinado, cujo objetivo é satisfazer às necessidades humanas. É por isso que surge a necessidade de atribuir um complemento para esta palavra, algo que defina seu foco, sua área. No nosso caso tecnologia da informação e da comunicação.
E é sobre isto que iremos comentar aqui neste blog, falaremos de teorias como interface humano-computador, segurança, gestão do conhecimento, entre outros, até as tecnologias que dão suporte a estas áreas citadas, como: AJAX, SOAP, RSS, XML Encrypting, entre outras.

Até mais a todos!

Referências

Ponce, Alfonso Ramírez, 2004. Disponível em http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq047/arq047_03.asp [Acessado em 27/08/2009]

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

amanhã não haverá aulas

pessoALL,

amanhã, terça-feira, dia 25, não haverá aulas porque sou membro de uma banca de concurso público federal que está sendo realizada nos dias 23, 24 e 25 deste mês com o intuito de selecionarmos mais um novo professor doutor para o nosso Departamento..

Aproveitem o momento para realizar atividades não-presenciais de pesquisa e organização dos trabalhos em grupo.

Bons caminnhos,

R

terça-feira, 4 de agosto de 2009

grupos de trabalho

Deixem nesta postagem a formação dos grupos de trabalhos, informando:

- nome fantasia da equipe

- nome do tema escolhido

- nomes dos membros do grupo (2 a 3 no máximo)

Bons ventos,

R

indiquem aqui seus e-mails...

... para serem colaboradores neste blog.

Atendendo a pedido, não vamos criar vários blogs para esta disciplina. Ao invés disso, trabalharemos todos neste edu-blog. Aqui vocês poderão divulgar os seminários, manuscritos e pesquisas referentes aos Grupos de Trabalhos.

Bons caminhos,

R