domingo, 30 de agosto de 2009

Gestão do Conhecimento

Este texto foi retirado do trabalho "A Utilização da Web 2.0 como um Diferencial Competitivo nas Organizações - Estudo de Caso Aplicado ao SENAI-SE" realizado como avaliação da matéria de Gestão de Informação do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Sergipe. Este tem como objetivo ser um trecho introdutório sobre a Gestão do Conhecimento, sendo a base para que possamos falar sobre as tecnologias que estão presente neste tipo de Sistema de Informação.

Gestão do Conhecimento

Para Terra (2005) Gestão do Conhecimento (GC) significa organizar as principais políticas, processos e ferramentas gerenciais e tecnológicas à luz de uma melhor compreensão dos processos de geração, identificação, validação, disseminação, compartilhamento e uso dos conhecimentos estratégicos para gerar resultados (econômicos) para empresa e benefícios para os colaboradores.
Na organização encontra-se dois tipos de conhecimento: o explícito e o tácito. O primeiro, é aquele que pode ser, ou está, registrado, através de manuais, normas, etc., sendo assim facilmente encontrado e armazenado. Já o tácito é aquele que se dá a partir das interações dos indivíduos que constituem a organização, por meio de troca de experiências, ideais, emoções, etc. Zabot e Silva (2002).
A relação entre o conhecimento tácito e o explícito resulta em quatro modos de conversão do conhecimento: socialização, externalização, combinação e internalização (figura 1), que representam os mecanismos através dos quais o conhecimento individual é articulado e amplificado na organização. Tenório (2007).


Figura 1. Processo cíclico de conversão do conhecimento.

Referências

Tenório, Fernando Guilherme. (2007) “Tecnologia da Informação transformando as organizações e o trabalho”, Rio de Janeiro, Editora FGV, p. 128-132.

Terra, José Cláudio. (2005) “Definindo Gestão do Conhecimento”, http://www.terraforum.com.br/sites/terraforum/Biblioteca/Forms/DispForm.aspx?ID=72, acessado em 03/12/2008.

Zabot, João Batista M. e Silva, L. C. Mello da. (2002) “Gestão do Conhecimento: Aprendizagem e Tecnologia Construindo a Inteligência Coletiva”, São Paulo, Editora Atlas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário