Gestão do Conhecimento
Para Terra (2005) Gestão do Conhecimento (GC) significa organizar as principais políticas, processos e ferramentas gerenciais e tecnológicas à luz de uma melhor compreensão dos processos de geração, identificação, validação, disseminação, compartilhamento e uso dos conhecimentos estratégicos para gerar resultados (econômicos) para empresa e benefícios para os colaboradores.
Na organização encontra-se dois tipos de conhecimento: o explícito e o tácito. O primeiro, é aquele que pode ser, ou está, registrado, através de manuais, normas, etc., sendo assim facilmente encontrado e armazenado. Já o tácito é aquele que se dá a partir das interações dos indivíduos que constituem a organização, por meio de troca de experiências, ideais, emoções, etc. Zabot e Silva (2002).
A relação entre o conhecimento tácito e o explícito resulta em quatro modos de conversão do conhecimento: socialização, externalização, combinação e internalização (figura 1), que representam os mecanismos através dos quais o conhecimento individual é articulado e amplificado na organização. Tenório (2007).
Referências
Tenório, Fernando Guilherme. (2007) “Tecnologia da Informação transformando as organizações e o trabalho”, Rio de Janeiro, Editora FGV, p. 128-132.
Terra, José Cláudio. (2005) “Definindo Gestão do Conhecimento”, http://www.terraforum.com.br/sites/terraforum/Biblioteca/Forms/DispForm.aspx?ID=72, acessado em 03/12/2008.
Zabot, João Batista M. e Silva, L. C. Mello da. (2002) “Gestão do Conhecimento: Aprendizagem e Tecnologia Construindo a Inteligência Coletiva”, São Paulo, Editora Atlas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário