segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Arquitetura orientada a serviços

Em computação, arquitetura orientada para serviços (SOA) fornece um conjunto de princípios que regem os conceitos utilizados durante as fases de desenvolvimento de sistemas e integração. Essa arquitetura empacotará funcionalidades como serviços interoperáveis: funções fornecidas como um serviço estão disponíveis para serem utilizados em sistemas criados por outras organizações. Um sistema implementado usando a teoria contida aqui é chamado de implementação de SOA. É uma tentativa de desenvolver uma outra forma de aplicativos para troca de dados. Este texto busca apresentar SOA, no entanto, esta é puramente conjectural. Foi publicado, em sua maior parte, por esses produtos e prestação de serviços SOA. As declarações abaixo falam da conjecturada Arquitetura Orientada a Serviços, mas fala mais sobre as idéias em que se baseiam do que na aplicação efetiva. A execução específica ou os requisitos para a aplicação como um substituto para qualquer configuração atual de sistemas empresariais não é discutido.

domingo, 30 de agosto de 2009

Gestão do Conhecimento

Este texto foi retirado do trabalho "A Utilização da Web 2.0 como um Diferencial Competitivo nas Organizações - Estudo de Caso Aplicado ao SENAI-SE" realizado como avaliação da matéria de Gestão de Informação do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Sergipe. Este tem como objetivo ser um trecho introdutório sobre a Gestão do Conhecimento, sendo a base para que possamos falar sobre as tecnologias que estão presente neste tipo de Sistema de Informação.

Gestão do Conhecimento

Para Terra (2005) Gestão do Conhecimento (GC) significa organizar as principais políticas, processos e ferramentas gerenciais e tecnológicas à luz de uma melhor compreensão dos processos de geração, identificação, validação, disseminação, compartilhamento e uso dos conhecimentos estratégicos para gerar resultados (econômicos) para empresa e benefícios para os colaboradores.
Na organização encontra-se dois tipos de conhecimento: o explícito e o tácito. O primeiro, é aquele que pode ser, ou está, registrado, através de manuais, normas, etc., sendo assim facilmente encontrado e armazenado. Já o tácito é aquele que se dá a partir das interações dos indivíduos que constituem a organização, por meio de troca de experiências, ideais, emoções, etc. Zabot e Silva (2002).
A relação entre o conhecimento tácito e o explícito resulta em quatro modos de conversão do conhecimento: socialização, externalização, combinação e internalização (figura 1), que representam os mecanismos através dos quais o conhecimento individual é articulado e amplificado na organização. Tenório (2007).


Figura 1. Processo cíclico de conversão do conhecimento.

Referências

Tenório, Fernando Guilherme. (2007) “Tecnologia da Informação transformando as organizações e o trabalho”, Rio de Janeiro, Editora FGV, p. 128-132.

Terra, José Cláudio. (2005) “Definindo Gestão do Conhecimento”, http://www.terraforum.com.br/sites/terraforum/Biblioteca/Forms/DispForm.aspx?ID=72, acessado em 03/12/2008.

Zabot, João Batista M. e Silva, L. C. Mello da. (2002) “Gestão do Conhecimento: Aprendizagem e Tecnologia Construindo a Inteligência Coletiva”, São Paulo, Editora Atlas.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

XML Encryption

XML Encryption, também conhecida como XML-Enc, é uma especificação, governada por uma recomendação W3C, que define como encriptar os conteúdos de um elemento XML.
Apesar de XML Encryption poder ser usada para encriptar qualquer tipo de dados, ela é no entanto conhecida como "XML Encryption" porque um elemento XML (tanto um elemento EncryptedData ou EncryptedKey) contém ou se refere ao texto cifrado informação de chave, e algoritmos.
Ambos XML Signature e XML Encryption usam o elemento KeyInfo, que aparece como o filho de um elemento SignedInfo, EncryptedData, ou EncryptedKey e provê informação para um destinatário sobre qual material de chave para ser usado na validação de uma assinatura ou decriptar dado encriptado.
O elemento KeyInfo é opcional: ele pode ser anexado à mensagem, ou ser entregue através de um canal seguro.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Início das atividades do grupo Respeito Tecnológico

Olá a todos!

Como vocês sabem, ficamos responsáveis pela parte de tecnologia nesta grande pesquisa sobre os sistemas de informação. E então, o que seria tecnologia?
Buscando a etimologia da palavra tecnologia descobrimos que ela é derivada do grego tékhne - "arte, indústria, habilidade" e de logos - "argumento, discussão, razão", nos levando a entendê-la, segundo Ponce [2004], como um conjunto de conhecimentos, argumentos, razões em torno de uma arte, de um fazer determinado, cujo objetivo é satisfazer às necessidades humanas. É por isso que surge a necessidade de atribuir um complemento para esta palavra, algo que defina seu foco, sua área. No nosso caso tecnologia da informação e da comunicação.
E é sobre isto que iremos comentar aqui neste blog, falaremos de teorias como interface humano-computador, segurança, gestão do conhecimento, entre outros, até as tecnologias que dão suporte a estas áreas citadas, como: AJAX, SOAP, RSS, XML Encrypting, entre outras.

Até mais a todos!

Referências

Ponce, Alfonso Ramírez, 2004. Disponível em http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq047/arq047_03.asp [Acessado em 27/08/2009]

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

amanhã não haverá aulas

pessoALL,

amanhã, terça-feira, dia 25, não haverá aulas porque sou membro de uma banca de concurso público federal que está sendo realizada nos dias 23, 24 e 25 deste mês com o intuito de selecionarmos mais um novo professor doutor para o nosso Departamento..

Aproveitem o momento para realizar atividades não-presenciais de pesquisa e organização dos trabalhos em grupo.

Bons caminnhos,

R

terça-feira, 4 de agosto de 2009

grupos de trabalho

Deixem nesta postagem a formação dos grupos de trabalhos, informando:

- nome fantasia da equipe

- nome do tema escolhido

- nomes dos membros do grupo (2 a 3 no máximo)

Bons ventos,

R

indiquem aqui seus e-mails...

... para serem colaboradores neste blog.

Atendendo a pedido, não vamos criar vários blogs para esta disciplina. Ao invés disso, trabalharemos todos neste edu-blog. Aqui vocês poderão divulgar os seminários, manuscritos e pesquisas referentes aos Grupos de Trabalhos.

Bons caminhos,

R